Responsive image



Ana Chrystina Venancio Mignot, em dezembro de 2019, foi debatedora do Livro Presencia de las mujeres en la construcción histórica del normalismo rural en México durante el siglo XX na Feira Internacional de Livros de Guadalajara que homenageava a Índia, por ocasião da apresentação do livro Presencia de las mujeres en la construcción histórica del normalismo rural en México durante el siglo XX, uma obra  coletiva  coordenado por Oresta López Pérez e Marcelo Hernández Santos, publicada pela editora do El Colegio de San Luis, lançada no stand do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT) – órgão governamental mexicano equivalente ao nosso Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) – um espaço privilegiado inteiramente aberto ao público que circulava pelos demais stands de países europeus, em especial de língua espanhola, bem como os latino-americanos,  onde o brasileiro se destacava pelo seu tamanho exíguo, e editoras mais importantes daquele país.  Da sessão de apresentação do livro participaram também a pesquisadora Suzan Street Naused, além dos organizadores do mesmo;


Realizou palestra Los cuadernos escolares como fuente para la historia cultural de la educación en Brasil. San Luis de Potosí: El Colegio de San Luis., tomandou como ponto de partida o mapeamentoda literatura acadêmica dos últimos 10-15 anos sobre cadernos escolares como objeto e/ou fonte de pesquisa, desde os estudos efetuados por Dominique Juliá, Silvina Gvirtz, Jean Hebrard, Antonio Viñao, Maria del Mar Pozo Andres e Anne-Marie Chartier, por exemplo, para abordar o recente interesse que estes objetos despertaram nos historiadores da educação. Seguindo as pistas de artigos que publiquei sobre o tema, destaquei as principais linhas de investigação que passam pela materialidade deste suporte da escrita escolar, a complexidade, possibilidades e limites desta fonte e, também, sua produção, circulação e guarda.


Também proferiu a palestra Experiencias de Organización de Pesquisa en grupos y laboratorios de investigación educativa. San Luis de Potosí:Benemérita y Centenaria Escuela Normal de San Luis Potosí, oportunidade na qual foi apresentada a estrutura do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, pois eles estão em processo de reestruturação do Mestrado. O site do ProPEd orientou a fala com apoio de um power-point que destacava a estrutura organizacional em linhas de pesquisa.


Responsive imageResponsive image


Responsive imageResponsive imageResponsive image



Maria Celi Chaves Vasconcelos, no âmbito do Programa CAPES PrInt, realizou Missão de Trabalho no Departamento de Teoría e Historia de la Educación y Pedagogía Social da Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Sevilla, junto ao professor Pablo Àlvarez Dominguez, durante o período de 15 a 30 de novembro de 2019. No que tange às atividades de pesquisa, foram realizadas no grupo de investigação do Plano Andaluz de Investigação HUM206 pertencente à Linha “História, memória e patrimônio da educação”, com sede no Museu Pedagógico da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha. Durante esse período, a professora Maria Celi Chaves Vasconcelos participou, com os membros do grupo de investigação, das pesquisas em andamento, compartilhando o conhecimento acadêmico e científico. Foi proferida, ainda, uma conferência e organizado um seminário para estudantes e profissionais sobre “Educação doméstica no século XIX: preceptores que educam nas casas oitocentistas para famílias aristocráticas”, além da elaboração de uma categoria de pesquisa sobre educação domiciliar no Museu Pedagógico da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha. No que se refere a produções conjuntas, como resultado dos estudos realizados coletivamente, os professores Pablo Álvarez Dominguez e Maria Celi Chaves Vasconcelos consolidaram a parceria entre os Programas de Pós-Graduação, preparando, além dos trabalhos já enviados para dois congressos internacionais, dois artigos, um para periódico brasileiro e outro para periódico espanhol.


Também realizou uma missão de trabalho em novembro de 2021 na Universidade de Sevillha. Durante o período de 02 a 19 de novembro de 2021. Inicialmente, foi recebida pelo grupo de pesquisa do professor Pablo Álvarez Domínguez, o qual faz parte do Plano Andaluz de Investigação HUM206, que pertence ao Projeto História, memória e patrimônio da educação e funciona na sede do Museu Pedagógico da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha.


Entre as atividades, a realização da principal delas, a Exposição “Meninas e Meninos de Deus! A primeira comunhão no Brasil e na Espanha” / “Niñas y niños de Dios! La Primera Comunión en Brasil y España”, resultante da pesquisa conjunta com o professor Pablo Álvarez Domínguez, já publicada na Revista Cadernos de História da Educação, sob forma de artigo, intitulado “A primeira comunhão feminina entre dois lados do oceano (Brasil e Espanha): imagens arquivadas de educação e religião” (DOMINGUEZ, P. A.; VASCONCELOS, M. C. C.,v. 20, p. 1-22, 2021).


A Exposição bilíngue, em português e espanhol, foi realizada como uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade de Sevilha, possibilitada pelo Programa de Internacionalização CAPES Print. Nesta exposição, realizada no Museu Pedagógico da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha, foram apresentadas fotografias de primeira comunhão de diversos estados brasileiros e das províncias espanholas, com as estampas que faziam parte deste evento. O objetivo central da Exposição tratou de analisar os retratos produzidos expressamente para esse fim, o dia da primeira comunhão, com foco em aspectos como a postura, a indumentária, os objetos de cena, o mobiliário, a simbologia religiosa presente etc. De forma mais específica buscou-se comparar imagens produzidas no Brasil e na Espanha, durante a primeira comunhão, examinando-se as peculiaridades próprias de cada país. A exposição procurou demonstrar o ritual da primeira comunhão como uma festa familiar importante, com a exibição de imagens dos anos de 1910 a 1990.


Responsive image



Alexandra Lima da Silva, janeiro a dezembro de 2019, professora visitante júnior na Univertity of Illinois, com bolsa CAPES.



Paula Leonardi, entre dezembro de 2019 e maio de 2020, como professora visitante sênior pelo projeto Capes Print, participou de atividades acadêmico científicas na Universidade Bordeaux Montaigne junto ao Centre d’Études du Monde Moderne et Contemporain a convite da professora Marguerite Figeac-Monthus. As atividades desenvolvidas junto ao grupo envolveram reuniões de pesquisa e de debate do projeto assim como a coleta de dados para desenvolvimento da pesquisa nos arquivos do Collège Saint-Joseph de Tivoli e Archives Bordeaux Metropole, aula de campo neste arquivo com estudantes do Séminaires de Recherche des Professeurs des Écoles. A situação de pandemia e o lockdown instalado em toda a França a partir alterou o cronograma inicialmente previsto mas não inviabilizou a continuidade da coleta de dados e de desenvolvimento da pesquisa.


Reuniões de pesquisa junto ao Grupo Modèles Urbains, Modèles d’Urbanité, com ênfase na discussão da produção do grupo de Bordeaux e do Grupo de Estudos História da Educação e Religião (Geher) e Focus; participação na pesquisa desenvolvida por Marguerite Figeac-Monthus: Innovations pédagogiques et patrimoines éducatifs du XXIe siècle; palestras; desenvolvimento da pesquisa de campo; aprofundamento teórico/metodológico; participação em congressos locais; elaboração de artigos e capítulo de livro a sair em coletânea organizada pela professora Figeac-Monthus.



Márcia Cabral da Silva, em novembro de 2019, realizou missão de trabalho na Universidad de Alcalá, com financiamento Capes Print, para desenvolver trabalho com o Grupo de Investigación “Lectura, Escritura, Alfabetización” (LEA), coordenado pelo professor Antonio Castillo Gómez, catedrático e Ciencias y Técnicas Historiográficas que desenvolve tema de interesse do “Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL), por ela coordenado.



José Gonçalves Gondra, em agosto 2015, atuou como prof visitante Universidad Nacional de La Plata, no âmbito do edital CAPES/SPU-Argentina.


Em 2014 o professor atuou como professor visitante na Universidad Nacional de Rosario.


Atuará como professor visitante na Universidad Eduardo Mondlane, em Moçambique, no final de 2020.