Responsive image



01 de março de 2024
Relatório de bolsa de doutorado-sanduíche

Bolsista: Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza


Início: 01/09/2023


Término: 29/02/2024


Tipo de bolsa: CAPES PrInt


 


            Trata-se de relatório de bolsa de doutorado-sanduíche realizado no âmbito do projeto Capes PrInt “Escritas de si, memória e produção docente”, de 01 de setembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024, na Universidad de Alcalá (UAH), em Alcalá de Henares, Espanha, sob orientação do Professor Catedrático Antonio Castillo Gómez (UAH). O intercâmbio pode ser dividido em dois momentos: o primeiro quadrimestre – de setembro a dezembro de 2023 – e os dois meses finais – janeiro e fevereiro de 2024.


O primeiro encontro com o professor Antonio Castillo Gómez aconteceu em 04 de setembro de 2023, no escritório do referido orientador no âmbito da Facultad de Filosofía y Letras, Departamento de Historia y Filosofía. O professor coordena o Grupo de Investigación Lectura, Escritura y Alfabetización (LEA) e o Seminario Interdisciplinar de Estudios sobre Cultura Escrita (SIECE), dos quais pude participar, em alguma medida.


Nesse sentido, a inserção junto ao LEA e ao SIECE possibilitou a ampliação dos referenciais teóricos e metodológicos. Sob a orientação do professor Antonio Castillo Gómez pude me aprofundar no estudo da História da Cultura Escrita, o que me foi bastante caro uma vez que analiso um impresso no doutorado. Da mesma forma, foi importante no que diz respeito aos estudos que realizo no âmbito do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/ UERJ), coordenado pela professora doutora Márcia Cabral da Silva, minha orientadora de doutoramento. A partir das leituras e das pesquisas empreendidas ao longo do doutorado-sanduíche, pude me apropriar de conceitos e conhecer obras e teóricos que poderão contribuir com o Grupo de Pesquisa do qual faço parte, com especial ênfase no que se refere à História da Cultura Escrita, História da Juventude e, ainda, Cultural Material Escolar.


Inicialmente, acompanhei as aulas de duas turmas de graduação. Uma disciplina se intitulava “Historia Social de la Cultura Escrita” e era oferecida aos estudantes do primeiro período do curso de História e a outra, “La historia escrita por los niños y niñas”, fazia parte do currículo voltado à Formação de Professores. A primeira disciplina foi conduzida pelos docentes Antonio Castillo e Laura Martinez (UAH), no espaço da Facultad de Filosofía y Letras, na cidade de Alcalá de Henares, ao passo que a segunda foi realizada pela professora doutora Verónica Sierra Blas (UAH), na cidade de Guadalajara, onde se localiza a Faculdade de Educação da Universidad de Alcalá (https://educacion.uah.es/es/).


Foi bastante interessante participar de ambas as disciplinas, uma vez que pude aprender conteúdos diversos e observar a prática pedagógica dos professores elencados. Nesse sentido, participei de duas visitas guiadas realizadas com as turmas: uma ao Archivo General de la Administración, em Alcalá de Henares, e outra ao Museo de la Educación Antonio Molero, em Guadalajara. Do mesmo modo, por indicação do professor Antonio Castillo fui à exposição “Malos libros – la censura en la España moderna”, na Biblioteca Nacional de España, em Madri. Foi muito bacana conhecer os espaços mencionados.


Ainda na primeira parte do doutorado-sanduíche, participei, de 05 a 07 de dezembro de 2023, do XXII Simposio dell’Osservatorio Scientifico dela memoria autobiografica scritta, orale, iconográfica: Egemonia e Perifericità Nelle Scritture Autobiografiche: Testi, Contesti, Visibilità, realizado na Academia de Bélgica, em Roma, Itália. Por ocasião do evento, apresentei a comunicação intitulada “Apontamentos autobiográficos sobre Júlio César de Mello e Souza e Malba Tahan”. O trabalho tratou de duas personalidades que atuaram na revista que pesquiso no âmbito do curso de doutoramento, o que justificou a minha inserção no simpósio.


Ainda no que concerne à participação em eventos acadêmicos, participei, como ouvinte, da I Jornada Internacional de História da Educação e das Infâncias, promovido pelo Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM), da Universidade Federal do Mato Grosso em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20 da Universidade de Coimbra, realizada em formato online, de 05 a 06 de outubro de 2023. Também estive presente no III Colóquio Internacional do Diretório de Pesquisa “Educação, História, Memória e Culturas em Diferentes Espaços Sociais/Cnpq/Histedbr/Puc-Go”, realizado de maneira online, entre os dias 13 e 14 de novembro de 2023, tendo apresentado a comunicação “Aspectos do projeto educativo da revista Vida Juvenil (1949-1959)”, que será publicada em e-book no primeiro semestre de 2024. Ademais, atuei como ouvinte do III Colóquio Internacional sobre História do Livro, da Leitura e das Bibliotecas (CIHLILEB), atividade bianual realizada de 20 a 22 de novembro de 2023, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e o Departamento de Biblioteconomia por meio do Núcleo de Estudo e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL), da Universidade Federal do Maranhão.


Ainda nesse sentido, tive o resumo intitulado “Práticas de leitura em Vida Juvenil (Brasil, 1949-1959)” aceito no âmbito do IV Congreso Internacional: La censura en la producción infantojuvenil. Los hábitos de lectura contemporâneos, organizado pela Universidad de Zaragoza e pela Universidad de Extremadura, realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2023. Apesar do aceite, não foi possível participar do evento.


Já na segunda parte do doutorado-sanduíche, entre janeiro e fevereiro de 2024, acompanhei algumas aulas da disciplina “Historia de la lectura”, dada pelos professores Antonio Castillo Gómez e Verónica Sierra Blas. Do mesmo modo, acompanhei, em fevereiro, algumas aulas do curso de Mestrado em Memoria y Crítica de la Educación, a saber: 1) “Autobiografías y voces escolares”, oferecida pelos professores doutores Antonio Castillo Gómez e María del Mar del Pozo Andrés (UAH); e 2) “Memoria Literaria de la Escuela”, com a professora María del Mar del Pozo Andrés.


Entre 30 de janeiro e 02 de fevereiro, visitei e pesquisei junto ao Centro Internacional de la Cultura Escolar (CEINCE), em Berlanga de Duero, Soria, na Espanha. A visita e a pesquisa foi coordenada pelo professor doutor Agustín Escolano Benito, professor catedrático de História da Educação da Universidade de Valladolid e fundador-diretor do referido Centro. Por ocasião da visita, fui noticiada no Blog da instituição: https://blogceince.blogspot.com/2024/02/juventud-como-construccion.html


Avalio que a realização do doutorado-sanduíche junto à Universidad de Alcalá, na Espanha, foi deveras importante para a minha formação acadêmica, profissional e pessoal, de modo que foi possível desenvolver laços com professores e pesquisadores de outros espaços acadêmicos e, ainda, realizar pesquisa em outros locais, como na Biblioteca Nacional de España e na Biblioteca da Universidad de Alcalá (UAH). Pude, ademais, ampliar o horizonte de materiais e referenciais bibliográficos. Portanto, agradeço ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e, em especial, ao Projeto de Internacionalização CAPES-PrInt “Escrita de si, memória e profissão docente”, coordenado pela professora doutora Ana Chrystina Venancio Mignot (UERJ), pela oportunidade, e à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo financiamento do doutorado-sanduíche desenvolvido.


            Seguem, enfim, algumas fotos tiradas ao longo do processo de formação:

Responsive imageResponsive imageResponsive image


21 de fevereiro de 2020

Responsive image

Aula de campo no Archives Bordeaux Metropole. Na foto, professora Paula Leonardi e Marguerite Figeac-Monthus com estudantes. 


25 de maio de 2019

A professora Alexandra Lima da Silva, do Departamento de Ciências Sociais e Educação da UERJ participou da LASA 2019, realizada na cidade de Boston, nos Estados Unidos, ocasião na qual apresentou o trabalho Schools of Freedom in Imperial Brasil, temática articulada à pesquisa em andamento realizada com bolsa de professor visitante da CAPES.

Responsive image


12 de abril de 2019

A professora Alexandra Lima da Silva, do Departamento de Ciências Sociais e Educação da UERJ ministrou a palestra Ebony Flowers: Women, Education and Slavery no Departament of African American Studies na University of Illinois, nos Estados Unidos, fruto de pesquisa em andamento realizada com bolsa de professor visitante da CAPES.

Responsive imageResponsive image